Possibilidades da Câmera Obscura

Possibilidades da Câmera Obscura é uma publicação que reúne 20 ensaios textuais e visuais sobre diferentes formas de trabalhar o fenômeno da câmera obscura nos campos da arte, da estética e da educação. O projeto teve como ponto de partida uma pesquisa aprofundada de textos, práticas artísticas e pedagógicas que mencionam e utilizam fotografias feitas com câmeras artesanais ou desenvolvem os princípios ópticos de formação da imagem por meio do fenômeno da câmera obscura. O livro traz à tona a riqueza e a diversidade de práticas contemporâneas acerca do princípio da formação da imagem fotográfica e suas implicações na arte, estética e educação.  
 
Simultâneo ao esforço de reunir pesquisas e projetos artísticos em andamento ou já realizados, foi solicitado a alguns autores dos campos da história da fotografia, comunicação e estética a produção de ensaios originais sobre o assunto. A publicação tem como principal objetivo contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre o papel da imagem na arte e na vida contemporânea, assim como sobre as possibilidades pedagógicas, artísticas e conceituais da construção de aparelhos produtores de imagens. 
 
O livro, lançado em maio de 2015, já está em sua segunda edição e recebeu patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio do Edital de Fomento à Cultura Carioca 2013 na categoria de Artes Visuais e da Funarte (1ª edição) por meio do XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.
 
Se deseja adquirir um (ou mais) exemplar, entre em contato:
projetosubsolo@projetosubsolo.com