Fotografia e Pensamento Artístico Contemporâneo

Material gráfico de divulgação

Sinalização // Caixa Cultural

Entrada // Caixa Cultural

Cinema (auditório) // Caixa Cultural

Cinema (auditório) // Caixa Cultural

Cinema (auditório) // Caixa Cultural

Cinema (auditório) // Caixa Cultural

O seminário Fotografia e Pensamento Artístico Contemporâneo: convergências, interrupções, deslocamentos teve como proposta abrir um espaço de reflexão e debate em torno do diálogo entre a produção da arte e da fotografia contemporânea. Cada mesa foi elaborada a fim de confrontar diferentes posicionamentos sobre um mesmo tema, inserido no assunto geral, com o objetivo de atualizar questões referentes às influências recíprocas entre fotografia e arte.

As mesas:

- Narrativas:

Abordou as relações entre fotografia e narrativa na história da arte, assim como as questões do registro, das estratégias de apropriação e demais usos e inserções da fotografia na arte. 

Palestrantes: André Parente (ECO/UFRJ); Helouise Costa (MAC/USP); Luciano Vinhosa (UFF) e Wilton Montenegro (fotógrafo).

- Tempo:

Discutiu aspectos da histórica caminhada da fotografia rumo ao instantâneo e qual é, hoje, a discussão do tempo nos campos da fotografia e da arte contemporânea. 

Palestrantes: Luiza Interlenghi (crítica e curadora);  Mauricio Lissovsky (ECO/UFRJ); Ronaldo Entler (FAAP/UNICAMP) e Rosangela Rennó (artista visual).

- Movimento:

Debate em torno das artes do movimento e da fixidez, a fim de questionar fatores de contaminação e de diferenciação entre a imagem fotográfica, videográfica e cinematográfica. 

Palestrantes: Antônio Fatorelli (ECO/UFRJ); Cláudio da Costa (IART/UERJ); Dirceu Maués (artista visual) e Peter Pál Pelbart (PUC/SP).

- Ponto-cego:

Questionou as lacunas presentes na superfície e nas interpretações de determinadas obras, abrangendo interrogações acerca da experiência do olhar. É a criação visual compreendida como um complexo e incerto conjunto.

Palestrantes: Adolfo Montejo Navas (curador); Cezar Bartholomeu (EBA/UFRJ); Milton Machado (EBA/UFRJ) e Roberto Corrêa dos Santos (IART/UERJ).

 

Selecionado no edital CAIXA Cultural 2008.

Parte da programação oficial do Festival Internacional de Fotografia FotoRio 2009.

Local: Caixa Cultural.

Data: 5 a 8 de maio de 2009.

Concepção, curadoria e realização: Projeto Subsolo